Atividades de Extensão do LACCOS


Velho eu ?​

Este projeto de extensão é desenvolvido em parceria com o NETI-UNAPI da PROEX/UFSC e visa promover ações intergeracionais em uma sociedade que envelhece. São oferecidos Grupos Reflexivos com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de estratégias psicossociais de enfrentamento ao envelhecimento, visando maior inserção social qualidade de vida na velhice. Nas intervenções, compartilham-se experiências, informações e reflexões sobre o processo de envelhecimento e a vivência da velhice na atualidade, por meio de atividades grupais, com o suporte dos conhecimentos da Psicologia Social e da Psicologia do Envelhecimento. Os grupos são conduzidos por estudantes de Psicologia. A atividade é coordenada pelas professoras Ana Maria Justo e Andréa Barbará S. Bousfield.
Confira nossas redes sociais:

– Instagram
– Youtube

Grupos reflexivos com pretendentes, mães e pais por adoção ​

O projeto de extensão “Grupo Reflexivo para Pretendentes, Mães e Pais por Adoção” é desenvolvido pelo Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (Laccos), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciado em fevereiro de 2019, coordenado pela professora Andreia Isabel Giacomozi, com o apoio da doutoranda Juliana Gomes Fiorott. O objetivo do projeto é criar espaços de discussão e reflexão sobre a adoção, tanto para pretendentes, como para mães e pais adotantes. O projeto se divide em dois grupos: um para pretendentes, em que são abordadas questões sobre as expectativas e ansiedades relacionadas à adoção, e outro para o pós-adoção, no qual mães e pais compartilham experiências, desafios e vivências relacionados à parentalidade por adoção. 

Durante a pandemia de COVID-19 as atividades continuaram de forma online, e devido ao sucesso do formato e a possibilidade de maior abrangência territorial, os encontros continuam a ser feitos no modelo remoto. Além dos encontros grupais, o projeto realizou duas edições de grupos de estudos sobre psicologia e adoção,  e tem como meta desenvolver pesquisa científica e tecnologia social para melhorar as relações entre mães/pais e filhos adotivos, visando o interesse e bem-estar das crianças e adolescentes. O projeto conta com uma página no Instagram (adocao_ufsc) que oferece informações sobre o processo de adoção, abordando assuntos pertinentes para os pretendentes e para mães e pais por adoção. Além de divulgar ações de extensão e pesquisas realizadas.

Projeto Espelhos ​

Iniciado em 20 de setembro de 2023, o projeto Espelhos realiza atendimentos presenciais para vítimas de violência doméstica em Santa Catarina. A atividade de extensão, coordenada pela professora do departamento de Psicologia da UFSC Andréia Isabel Giacomozzi, prevê suporte gratuito para mulheres em dois formatos:

1) Grupos presenciais realizados na Policlínica da Mulher e da Criança de Florianópolis, localizada na rua Esteves Júnior, 89, Centro da Capital.
2) Encontros online; As atividades são acompanhadas por estudantes de mestrado e doutorado em Psicologia, bem como por estudantes de graduação. 

A equipe é supervisionada tecnicamente pela Profa. Andreia Isabel Giacomozzi. O projeto Espelhos é uma parceria entre o departamento de Psicologia da UFSC com a Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar (CEAV) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Prefeitura de Florianópolis.

 

Registro das atividades de extensão já realizadas ​