A linha de pesquisas da pós-graduação, “Representações e práticas sociais”, é composta atualmente por três linhas de pesquisa do laboratório
Representações sociais, novas ideologias e problemas societários
Esta linha, de natureza intercultural, pretende compreender como são construídas as ideias, ideologias enquanto sistema de representações. Para isto os estudos se interessam pelas novas ideologias presentes nas redes sociais virtuais, na mídia e no cotidiano. Estas novas ideologias apresentam-se associadas a conflitos políticos e econômicos, corrupção, conflitos religiosos, terrorismo, imigração, separatismo, etc.
Representações sociais de riscos ambientais, de saúde e sociais
Esta linha envolve pesquisas sobre representações sociais e suas implicações para as práticas sociais relativas aos riscos ambientais, sociais e de saúde. Os riscos ambientais envolvem a degradação e a sustentabilidade dos recursos. Os riscos sociais envolvem o fenômeno da violência social, sob a forma de violência familiar e urbana. Os riscos de saúde concernem sobretudo as doenças crônicas como: diabetes, hipertensão, aids e outras.
Representações sociais do envelhecimento e do corpo
Esta linha é composta por estudos sobre as representações sociais ligadas ao corpo no contexto do envelhecimento humano. Ela contribui com a compreensão do corpo para além da dimensão individual e psicológica, sem a desconsiderar, mas esclarecendo o papel do conhecimento compartilhado na valorização e importância da beleza e da saúde e suas consequências para as pessoas que envelhecem. As práticas a serem focalizadas envolvem alimentação, atividade física, cirurgias estéticas e outras.